quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bullying - mais um pouco sobre o assunto!

Não tem graça
Você já deve ter visto um amigo virando a piada da turma e, sem perceber, deu risada da situação. Achar graça da piada de alguém faz essa pessoa ganhar fama de engraçado, certo? O problema é quando o alvo da piada não gosta nadinha dessa situação e, por timidez ou medo, fica isolado e quieto. Nesse caso, a brincadeira perde a graça e a piada vira bullying. E você, que deu risada, acaba se transformando em platéia de algo muito desnecessário.
Valentão sem noção
O bullying, que vem do termo inglês bully e significa brigão, é sempre praticado por alguém que precisa se mostrar forte pra todo mundo. Só que, na cabeça desse garoto ou dessa menina, o jeito mais fácil de parecer superior é humilhando e ofendendo os mais tímidos e que não tem coragem de revidar os ataques.
Tem como evitar? Se você é super na sua e jamais teria coragem de revidar o bullying procure não se isolar no colégio. Existe sempre uma galera que tem mais a ver com você e que a curte do jeitinho que é. Fique perto deles.
Tem como acabar com isso?Por mais que você sinta vergonha e medo de reclamar, o seu silêncio só piora a situação. Fale com seus pais, com um professor ou mesmo com o diretor. Coloque na sua cabeça que ninguém no mundo tem o direito de a pôr pra baixo. O ato de sofrer bullying pode piorar seu desempenho nos estudos e deixar a vida meio cinza. Pense bem.
Saia da platéia
É mais fácil rir quando você vê alguém chamando uma colega de um apelido muito feio do que tomar partido e defendê-la, não é? Mas pare pra pensar: e se você estivesse no lugar dessa amiga que vive de cabeça baixa? Por isso, vale a pena olhar pra a valentona que pratica o esporte de humilhar quem é mais quietinha.
Quando o bullying é praticado por uma amiga sua: provavelmente sua turma toda percebe que o que essa garota faz é errado. Então, que tal criar coragem e dar um toque nela? Diga que pôr os outros pra baixo não é e nem nunca vai ser bacana. E não tenha medo. "Tornar-se cúmplice fortalece o agressor", explica a psicóloga Maria Teresa Maldonato.
Quando o bullying é praticado contra uma amiga sua: incentive a garota a procurar ajuda de algum responsável ( tanto no colégio quanto em casa). Se você ver que ela tem vergonha de fazer isso, converse você mesma com um professor, o que não pode é deixar pra lá. "É desse silêncio que se valem os agressores, por isso, nada de ficar quietinha", aconselha a psicóloga Maria Irene Maluf.
O problema de virar o jogo
Em alguns casos, depois de superar a zoação e supostamente dar a volta por cima do bullying, é comum a agredida tentar se fortalecer "brincando" com alguém que tenha o mesmo perfil que ela: quietinha e megatímida. Mas fazer isso é a maior prova de que o problema ainda não foi superado. Fazer um exame de consciência é sempre a melhor maneira de lidar com
esse assunto. Descontar sua mágoa nos outros nunca vai resolver nada.
As diferenças

Bullying de meninos
eles são mais explícitos e podem até partir para a agressão física.
Bullying de meninas
elas preferem espalhar fofocas do mal e isolar a vítima da
turma.


Cyber-crime
Ter seu Orkut, Facebook, Twitter e cia. zoados não é nenhuma novidade hoje em dia. Afinal, a pessoa sem noção que faz isso acredita que nunca vai ser descoberta. Aí é que mora o engano. O que muita
gente "valentona" não sabe é que dá, sim, pra descobrir quem fez a agressão rastreando o computador. "A vítima pode imprimir o material ofensivo e denunciar o agressor nas delegacias especializadas em crimes de informática. Um perito pode perfeitamente descobrir a identidade do agressor, mesmo que ele se disfarce com um contato falso", explica Maria Tereza Maldonato.
Pra evitar o cyber-bullying...
  • Não aceite amigos dos quais você nunca ouviu falar em nenhum site de relacionamento e bloqueie suas fotos no Orkut, assim só quem é seu amigo terá acesso a elas, ok?
  • Use a webcam só com seus BFFs.
  • Evite postar fotos suas de biquines, principalmente se estiver sozinha. Esse tipo de foto é um prato cheio para que os desocupados de plantão façam montagens.
  • Quando usar um computador que não é seu, não deixe nenhuma senha registrada.
Texto de Mariana Sherma (Revista Todateen)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Bullying é sem noção


3 dicas para quem é vítima do bullying
  • 1- Se a provocação for pesada, você não pode deixar pra lá, viu? Fale com seus pais ou com um professor e proponha uma conversa em grupo. Na presença deles, peça uma solução urgente para o problema. Convoque uma amiga para a reunião: ela pode ajudá-la a relatar os acontecimentos.
  • 2- Você prefere por enquanto, resolver essa situação sem envolver gente de fora? Então, converse com os agressores e peçam para que parem. Mas não se estresse: fale com calma, sem xingar ou chorar. É possível que os provocadores recuem e as coisas melhorem.
  • 3- Você já conversou numa boa e, mesmo assim, a implicância de uns e outros não deu trégua? O jeito é relatar o item 1, pois talvez seja necessário, sim, acionar pessoas de fora (pais, professores, etc.) e colocar um ponto final nessa confusão. Lembre-se: silenciar sobre isso só vai prolongar seu sofrimento. Não deixe isso acontecer, tá!
Uma dica para quem pratica o bullying
Será que você faz isso para descontar nos outros as agressões que sofre em casa ou em outro lugar? Já pensou em conversar com um psicólogo para quebrar esse ciclo? Por que não começa a pensar nisso agora?
Fonte de pesquisa: Revista Todateen

terça-feira, 6 de julho de 2010

Brasil fora da Copa !!



Pois é, mais uma vez não conseguimos conquistar o título de Campeões do Mundo! Porém é preciso aceitar os fatos, podem dizer o que quiserem, podem até criticar o Dunga, o Luís Fabiano, a equipe, sei lá mais quem... na verdade o brasileiro ainda não sabe lidar com perdas. Eu também estava na torcida, acompanhando a equipe,
os acontecimentos, as contusões de alguns jogadores, estava ansiosa, empolgada e esperançosa como a maioria dos brasileiros, mas aconteceu o que ninguém gostaria que acontecesse. Apenas quero registrar aqui meu reconhecimento à Seleção, não esqueci a campanha que fizeram para a classificação para a Copa, foi muito bom! Ahh !!! Alguém pode comentar "ela é mulher e não entende de futebol e nem de competição", aí eu respondo: Posso não entender tudo de futebol nem tão pouco de competições, mas sou capaz de reconhecer
o esforço de alguém ou de uma equipe, e sei, que na medida do possível não faltou vontade da parte dos jogadores. Quero também deixar registrado aqui o quanto aproveitei este espetáculo, sem faltar com respeito ao futebol e aos seus protagonistas, que espetáculo de imagens dos lances, gols, enfim como foi incrível observar, apesar de tão longe da África, mas com a ajuda da tecnologia aquelas imagens lindas transmitidas em câmera lenta, que sei lá, nem me lembro o nome direito da técnica usada!!!! Os impactos de músculos, detalhes da anatomia humana, tão definidas nessas imagens... o homem é capaz de coisas incríveis!!! O que dizer da cultura africana, o povo, a história de sofrimento, seus ídolos. Só conhecia a África através dos livros de escola, porém com o entusiasmo da Copa do Mundo na África, pude me aprofundar mais sobre sua História, um espetáculo a parte... O que é aquela equipe da África do Sul no primeiro jogo da Copa... entrando no estádio dançando e entoando aquela música que eu não entendia nada mas sabia que era de alegria, que me emocionou ao ponto de derramar lágrimas, sem exagero!!!
Caro leitor reconheça, foi, de maneira geral, a melhor Copa de todos os tempos, pelo menos para mim... Então, não lamente porque perdemos, pelo contrario, ganhamos muito com essa Copa. Espero que em 2014 consigamos superar o que foi esta Copa na África, se isto for possível!!!
Parabéns aos irmãos africanos pela alegria, pela luta, pelo espírito esportivo que encantou a todos, particularmente a mim. E parabéns à nossa equipe, se existe um culpado ou não isto não me interessa, para mim vocês não perderam o brilho de grandes atletas que são, exemplo de esportistas determinados e comprometidos com seu trabalho, muitas crianças e adolescentes se espelham em vocês! Que surjam para as

próximas competições muitos atletas tão bons quanto vocês!!! Que venha as Olimpíadas de 2012, a Copa do Mundo de 2014 e que possamos extrair o melhor desses eventos!!!